NOTA


Plágio significa copiar, imitar (obra alheia), apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa. Reproduzir apenas partes de um texto, sem citar sua fonte é plágio.
Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliograficas.

Lei de Direitos Autorais 9.610/98  estabelece que reproduzir integralmenteum texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, podeconstituir crime de violação de direitos autorais.

Na nossa maneira de ver se alguém acha interessante copiar ou imitar um trabalho é porque está lhe atribuindo importância o que prova que o trabalho ao menos atinge algum objetivo de qualidade. É pena, porém que alguns demonstrem falta de ética copiando literalmente o trabalho de outros sem citar a fonte o que significa uma incapacidade de produzir conhecimento próprio. Reconhecemos essas pessoas por reprodutores de conhecimento, difusores de idéias (alheias) mas carecedores de valores e princípios éticos, pois a citação é importante e deve ser sempre observada.

Existindo citação, ou seja, a menção da fonte não seria razoável a punição legal.