quinta-feira, 18 de junho de 2009

Obra Analisada - Candide

Candide ou l‘ optimisme, de Voltaire

A obra de Voltaire não somente pode ser considerado um conto, como também, pode ser considerado um romance.

CONTO FILOSÓFICO OU ROMANCE?

Em razão de sua amplitude e dos seus personagens serem fortemente individualizados é correto considerar e estudar enquanto romance.

O romance oferecia a Voltaire uma cadeira ideal à crítica das idéias e da pintura satírica (marcada de um pensamento revolucionário sobre o véu de uma ficção picaresca ou exótica).

Candide reconta a aprendizagem de seus heróis. Ingênuo e cândido nos primeiros capítulos. Ele vai adquirir pouco a pouco a experiência, certa independência intelectual que irá permitir contestar as lições de Pangloss (por exemplo, a propósito do Negro do Suriname) e finalmente, refutar seu otimismo em suas prudentes palavras no desenlace do romance.

AS IDÉIAS DE VOLTAIRE

Voltaire é polêmico: seus pensamentos afirmam freqüentemente dentro da controvérsia em exposição didática durante 50 anos, ele não faz variações em suas idéias essenciais. Ele assim indica os elementos de uma reforma positiva da sociedade.

Toda a sua vida, Voltaire se ocupa da metafísica (pesquisar a filosofia das causas e dos princípios primeiros), mas esta para combater os metafísicos e suas vans especulações: atributos naturais de Deus, a origem do mundo e da vida, existência e imortalidade da alma, analogia da alma e do corpo, origem do mal, destino do homem – todas estas questões ultrapassam nossa inteligência.

A metafísica apresenta dois graves perigos: 1.) Ela divide os homens, e os conduz, em relação ao plano religioso, nos excesso do fanatismo; 2.) Ela mantém dentro da inquietação diante dos problemas insolúveis, e desvia da vida. Porque perde assim nosso tempo e nossa energia? A sabedoria consiste em tornar o dorso da metafísica e reprocurar à felicidade terrestre, “tanto quanto a natureza humana comporta”.

CRÍTICA DAS RELIGIÕES REVELADAS

Por ele, as religiões revelam repousadas sobre as imposturas. Ele não olha por todos o lugar o inverossímil, absurdo, superstições primitivas, ele não se cansa de ridicularizar a cerimônias religiosas. Sobre uma forma burlesca, ele tem como alvo sério: mostrar que dentro da diversidade de seus dogmas e de seus ritos, as religiões são puramente humanas e usurpem a respeito das coisas divinas.

Em realidade, todas as religiões que rasga entre elas são acordadas sobre o essencial: a existência de Deus. Ela não é garantida, não por uma revelação ilusória, mas por uma razão, que faz acordo entre os homens. Se estas religião natural, se cultua do ser Supremo que Voltaire tem feito triunfar. Ele veio desenganar os homens de espírito de seita e de “mistérios incompreensível”; ele combate a superstição que usa a salvação e das crenças e das cerimônias particulares, e não da moral que é universal. Ele rejeita mesmas idéias da prece, que ele parece desconhecer de toda autoridade divina.

Se este efeito da moral que importa. Base de toda a sociedade, a moral é o traço da união entre os homens. Em ausência de uma revelação, nossa razão e nossa consciência serão, portanto nosso verdadeiro guia.

Somente a “filosofia” pode favorecer o espírito da tolerância, e Voltaire se empenha de todas as suas forces. Em insistir sobre a incerteza de nossas crenças, ele nos convidam à tolerância, por humildade, esses outros homens assim persuadidos que nos retém da verdade.

CANDIDE, O PERSONAGEM

Candide é um ser sensível: ele chora quando é escorraçado do castelo de sua bem amada, diante da mutilação do Negro do Suriname.

A emotividade de Candide joga, pode-se dizer um papel estético: ela anima a narração, ela amplia e faz ressoar em qualquer espécie de alternância de bondade e de maldade que compõe a intriga. As oscilações dessas impulsividades um pouco louca nos faz sorrir e nos faz esquecer a monotonia da tese central do romance, que visa refutar o otimismo providencial.

Candide partilha voluntariamente o otimismo de Pangloss uma vez que ele está amando Cunégunde, filha do barão. Puxa! O barão se opõe ao seu amor e caça o infortunado Candide. Sua existência não sera mais, desde então, um segmento de desgraças, requisitório acabrunhante contra as ilusões – que tudo é para o melhor do mundo possível – do otimista.

Candide é a encarnação mesma do “anjo de candeur amarrado pela cintu-ra”. Impossível de implorar de outra formula; o nome que Voltaire faz dar, como sua fisionomia, annonce son âme (anuncia sua alma) e quase tudo dele. Voltaire tenta consertar em valor esta qualidade filosófica essencial, a mais necessária por decernir este que, na aceitação pela maioria dos gêneros, contrário ao bom e honesto gentil homem, ele mesmo nasceu bom, como o homem natural de Jean-Jacques Rousseau. Mas a sociedade não acaba de perverter, – ele não é per-verssível. Ele guardará de uma ponta a outra do romance esta profunda bondade que passa de muito a simples gentileza. Nós não nos surpreendemos absolutamente por que Cacambo se une a ele e ele seja fiel, que Martin acabasse por outro modo que por interesse. Ele suscita a simpatia, visto que ele dá o seu.

A ALEGRIA

Contra o mal e a resignação do mal, Voltaire, em sua conclusão de Candide, nos convida a cultivar nosso jardim, a fazer alguma coisa. Contra o mal e as causas do mal, contra os mitos que a justificam ou que a absolvem, ele nos convida, em todo o romance, a rir, pois o rir é o encorajador da ação, ele atesta a inteligência e a sensibilidade. A alegria é sempre um triunfo do homem.

Pequena Nota Biográfica:

Voltaire nasceu em Paris no ano de 1694. Sua educação literária se iniciou na casa dos Jesuítas. A obra Candide ou l‘Optimisme (Cândido ou o Otimismo) foi publicado em 1759. Voltaire faleceu em Paris no ano de 1778.

BIBLIOGRAFIA:

GAILLARD, Pol. Candide. Voltaire. Analyse Critique. Paris: Hatier, 1972. (Profil Littérature – Profil d‘une oeuvre, 34)

LAGARDE, André; MICHARD, Laurent. XVIII. Siècle. Paris: Bordas, 1970. (Collection Littéraire Lagard & Michard)

Littérature Française: M. Celso Martinez Perez

Tradução Francês-Português: Alberto Fedel

Um comentário:

  1. Obrigado pela análise, será muito útil para mim!

    visite, se possível

    www.ascronicasnoturnas.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir