terça-feira, 2 de junho de 2009

Literatura – Conceito

LITERATURA. “A Literatura compreende todos os escritos em prosa ou em verso notáveis pela forma, pela idéia e pela emoção, onde os espíritos ilustres traçam a psicologia social dos povos”.

Podemos então, definir Literatura como a expressão da sociedade. Quer isto dizer que a Literatura exprime todas as modalidades de vida, as tradições, os costumes d’uma determinada nação.

Na Literatura de um povo entram sempre, como elementos influenciadores que sempre devemos observar em nossos estudos, a origem da raça, sua língua, sua escrita, sua história, sua sociedade, sua cultura e costumes, sua arte, sua psicologia, suas ciências e tecnologias, sua religião, suas lendas, mitos e folclore, sua forma política - econômica e social, a região geográfica (física econômica e histórica), o clima, a flora e a fauna e etc.

ORIGEM DAS LETRAS NO NOVO MUNDO. A história das letras americanas tem suas origens na Europa, pois as raízes de nossa cultura encontram-se nas profundezas da vida do Velho Mundo. Os imigrantes só eram americanos devido ao meio. Quando à raça e civilização, não passavam de europeus transplantados, que levavam inalterados para as colônias sua língua, costumes, política e religião do Velho Mundo. Os colonos pensavam como europeus e, quando escreviam, discutiam assuntos de interesse da Europa, e obedeciam aos modelos do estilo europeu. No entanto, desde o princípio, seu modo de vida europeu foi modificado pelo novo meio. As diferenças de condição social, que na Europa eram questão fechada, dentro em pouco tiveram de ser mantidas com um esforço consciente nas colônias, mas, à medida que a colonização se expandia, tendiam a desaparecer. Assim é que a influência do meio do Novo Mundo agia constantemente, moldando o material imigrante em formas americanas.

moda_na_idade_media1

(FULLER, Walter Taylor. “A História das Letras Americanas”. 1967. P.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário